Três crianças morrem em incêndio dentro de casa em Paraty

Três crianças morreram em um incêndio dentro de uma casa na manhã desta sexta-feira (24) em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. As vítimas são irmãos com idades entre quatro e sete anos. O imóvel fica na Rua Primeiro de Maio, no bairro Ilha das Cobras. As informações são do Corpo de Bombeiros.

Até a última atualização desta reportagem, a perícia havia descartado a possibilidade de ter havido curto circuito e segundo a polícia a principal suspeita era de que o incêndio tenha sido criminoso.

De acordo o delegado Marcelo Russo, um suspeito foi detido e está sendo ouvido na delegacia. A mãe das crianças recobrou a consciência e será ouvida pelos investigadores no hospital em que está internada.

Quatro pessoas estavam na residência quando o fogo começou. As crianças foram identificadas pela Polícia Militar como Marya Alice de Almeida Santos da Conceição, de quatro anos, Cauã de Almeida Santos da Conceição, de cinco anos, e Marya Clara de Almeida Santos, de sete anos.

A única sobrevivente é mãe das crianças, identificada como Dara Cristina de Almeida Santos Souza, de 25 anos. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty. Segundo a unidade médica, a paciente inalou muita fumaça e está entubada, respirando com ajuda de aparelhos. O estado de saúde era grave, mas ela apresentou uma melhora nas últimas horas.

Por segurança, Dara foi transferida na tarde desta sexta-feira para um outro hospital da região. O destino não foi divulgado. A transferência foi feita com uma escolta da polícia.

O companheiro de Dara, padrasto das crianças, não estava em casa porque tinha saído para trabalhar.

Os vizinhos disseram que o incêndio começou por volta das 6h30. Quando perceberam as chamas, houve uma mobilização para tentar salvar as crianças.

"De repente, a gente escutou uma gritaria. Aí a minha esposa acordou, meu filho acordou, também. Minha esposa falou que tava pegando fogo na casa e que tinha criança lá dentro. Meu filho correu junto com os amigos da comunidade para socorrer as crianças. A mulher tava pedindo socorro. E foi aquele alvoroço. O pessoal desesperado, saindo correndo com balde de água, escada, querendo derrubar a parede... Mas, infelizmente, não deu tempo e aconteceu essa tragédia", contou o vizinho, Cícero da Silva.

Os bombeiros foram chamados às 7h11. As chamas foram totalmente apagadas às 8h30.

Uma equipe da Polícia Civil foi ao local para fazer uma perícia no imóvel. Em seguida, os corpos das crianças foram levados para o Instituto Médico Legal de Angra dos Reis, cidade vizinha.

O enterro das crianças vai acontecer no sábado (25), às 10h, no Cemitério Municipal de Paraty.

 

Seis mortes em incêndios domésticos na região desde dezembro

No dia 4 de dezembro de 2019, duas crianças, de quatro e cinco anos, morreram em um incêndio na Rua Aristides Lopes de Souza, no bairro Enseada, em Angra dos Reis. Segundo a Polícia Civil, o pai das crianças estava trabalhando quando o imóvel pegou fogo. A mãe também não estava em casa.

Dois dias depois, um incêndio em uma casa no bairro Vicentina, em Resende, deixou quatro pessoas feridas: um homem, uma mulher e dois filhos do casal. O homem, identificado como Hélio Marcos Maia, chegou a ser levado para o hospital, mas morreu no mesmo dia. Já a esposa, Nathiele da Silva, foi transferida para o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, em Nilópolis, na baixada Fluminense, onde ficou internada por mês, mas não resistiu e também morreu. As crianças sobreviveram e hoje vivem com parentes.

No fim do mês de dezembro, um incêndio dentro de casa matou um casal no bairro Santa Terezinha, em Três Rios. Nataliane Fraga, de 21 anos, morreu na hora. O companheiro dela, Marcos Vinicius Azevedo da Silva, teve 80% do corpo queimados, foi levado para o hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Procuradas pelo G1, as delegacias informaram que inquéritos foram abertos e ainda estão apurando todos os casos.

Fonte: G1