Fundacentro Publica NHO 11 – Níveis De Iluminamento Em Ambientes Internos De Trabalho

Podemos definir iluminamento como: ato ou efeito de iluminar(-se); iluminação. A NHO 11 buscar regulamentar e padronizar sistemas de iluminação em ambientes de trabalho, pois quando um ambiente de trabalho está com uma iluminação adequada permite, o mesmo permite que os trabalhadores vejam e se movam com segurança, bem como desempenhem suas atividades de maneira assertiva, precisa e eficaz, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

Com este objetivo a FUNDACENTRO publicou a Norma de Higiene Ocupacional nº 11 que estabelece procedimentos técnicos para a Avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho que cancela e substitui a NHT 10-I/E de 1986.

As principais modificações e avanços técnicos em relação a norma anterior incluem:

• Apresentação de quadro com níveis mínimos de iluminamento para ambientes, tarefas ou atividades;
• Considerações relacionadas ao tipo de lâmpada e sistemas de iluminação;
• Avaliação qualitativa de parâmetros relacionados à segurança, ao desempenho e à visualização de tarefas;
• Conteúdo mínimo para elaboração de relatório;
• Lista de verificação para avaliação qualitativa do ambiente de trabalho e dos sistemas de iluminação.

 

A NHO 11 busca indicar os principais parâmetros que interferem nos aspectos qualitativos e quantitativos relacionados à iluminação interna dos ambientes de trabalho, auxiliando no atendimento à NR 17 – ERGONOMIA que dispõe, em seu item 17.5.3 que diz:

“Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade”.

A NHO 11 aborda outros temas como aspectos e parâmetros para detecção de não conformidades que possam comprometer requisitos mínimos de segurança e desempenho eficiente do trabalho, onde foram estabelecidos e especificados os critérios a serem adotados para avaliações dos níveis de iluminamento como, por exemplo, a Escala de iluminância mínima e os procedimentos de avaliação.
A NHO 11 adota como critério para avaliação de iluminamento a medição ponto a ponto nas diferentes tarefas e a comparação com os valores mínimos exigidos correspondentes ao valor da iluminância mínima E (lux) para as tarefas apresentadas no quadro I.
Observação: O ambiente de trabalho deve ser iluminado de maneira uniforme.

O procedimento de avaliação deve contemplar:

• Avaliação Preliminar;
• Abordagem dos locais e das condições de trabalho.

É importante destacar que, a NHO 11 determina que os medidores de iluminância possuam especificação técnica para medir os diferentes tipos de lâmpadas usadas, como por exemplo, LED, fluorescente ou vapor de sódio.

O medidos de iluminância devem receber calibração periódica em laboratórios acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para essa finalidade ou por laboratórios internacionais, desde que reconhecidos pelo Inmetro, em periodicidade estabelecida com base nas recomendações do fabricante.

 

Por:
Vinicius Miranda Ribas,
Engenheiro / Técnico em Eletromecânica.