SIPAT? Mas o que é SIPAT?

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. A mesma é um programa de segurança do trabalho e saúde ocupacional obrigatório previsto na legislação trabalhista através do item 5.16 da NR 05 do MTE, portaria 3.214.

Podemos definir SIPAT como um evento anual e com duração de uma semana, conforme descrição do seu próprio nome, este evento é voltado para a conscientização dos colaboradores nos assuntos relacionados à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho através da organização palestras, reuniões, dinâmicas e outros. A sua promoção é um dever em conjunto da CIPA com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT – quando existirem. A não realização da SIPAT pode acarretar multas a organização e problemas judiciais.

O objetivo da SIPAT é levar informação e orientação aos funcionários sobre questões de saúde e segurança com no intuito de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais. E sua importância se da pelo fato de ser um dos principais eventos internos no que se refere a conscientização sobre hábitos de saúde e segurança no trabalho. Este é um evento em que a empresa tem a oportunidade de ter profissionais especializados e atrações interessantes para disseminar informações valiosas para seus funcionários, além de poder sair um pouco da rotina e proporcionar experiências diferentes e inovadoras para seus colaboradores.

O funcionamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é organizado e coordenado pela CIPA com em conjunto com o SESMT, conforme o mencionado anteriormente.

Para atingir a programação e os objetivos desejados poderá fazer o uso de:

•    Palestras;
•    Gincanas;
•    Sorteios de brindes;
•    Teatro e atividades motivacionais.

A fim de enriquecer o conteúdo da SIPAT poderão ser convidadas pessoas não pertencentes ao quadro de funcionários da organização para proferir palestras.

E vale destacar:

•    Todas as atividades desenvolvidas na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho devem serem devidamente registradas em ATA nas reuniões da CIPA.
•    Cabe a organização proporcionar os meio e condições necessárias para o bom desenvolvimento da SIPAT.
•    Quanto mais dinâmico maior será o envolvimento dos colaboradores e melhores serão os resultados.  

Dicas para organizar uma SIPAT de sucesso:

1. Monte uma programação com antecedência:

Para que a SIPAT aconteça com sucesso é preciso que a organização ocorra com uma certa antecedência e planejamento. O primeiro  passo é definir os tópicos do evento de forma gradativa durante as reuniões da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

É importante definir pontos como:

•    datas das reuniões da CIPA que abordarão a SIPAT;
•    data e horário da SIPAT;
•    lugares onde começará, se desenvolverá e terminará o evento;
•    principal tema da SIPAT;
•    atividades que serão efetuadas;
•    possíveis patrocinadores e parceiros;
•    materiais que serão usados e os recursos financeiros necessários.
•    Tudo que for estabelecido deverá ser registrado nas atas para a devida formalização.

2. Defina uma equipe organizadora:

A fim de que a SIPAT atinja os objetivos pré-estabelecidos e tenha sucesso, é primordial a cooperação de todos, especialmente dos próprios funcionários. Por isso, deve-se definir uma equipe que seja responsável pelo planejamento e pela execução de tudo que foi decidido.

Divida as atividades entre os membros da CIPA de forma a criar subgrupos. Assim, as tarefas alcançarão todos os participantes, cada um sendo responsável por alguma atividade.

É importante ainda definir um coordenador para a equipe. Essa pessoa precisa de boas habilidades de liderança para gerenciar, orientar e obter um engajamento de todos os participantes.

3. Defina qual será o tema da SIPAT:

A definição da temática da SIPAT também é muito importante, pois existem muitos assuntos diferentes relacionados à saúde e segurança que podem ser abordados.

Deve-se pensar muito bem, pois ele deve ser atrativo para os funcionários, pois somente dessa forma estimulará a participação no evento, o tema também precisa ser efetivamente útil, para realmente proporcionar melhorias no ambiente de trabalho.

É importante que todas as atividades tenham alguma relação com essa temática global, mesmo que minimamente. Em paralelo, outros temas como qualidade de vida e motivação também são geralmente abordados.

Alguns temas sugeridos são:

•    Qualidade de Vida;
•    Alcoolismo, Tabagismo e Outras Drogas;
•    Estresse e Segurança no Trabalho;
•    Sexualidade (IST/AIDS);
•    Saúde Mental (Ansiedade e Depressão);
•    Motivação Administração do Tempo;
•    Relacionamento Interpessoal;
•    Dependência Digital;
•    Educação Financeira;
•    Saúde: Como Mantê-la nos Dias Atuais?
•    Ergonomia;
•    Segurança no Trânsito;
•    Primeiros Socorros;
•    Dependência Digital;
•    Educação Financeira.

4. Determine um cronograma:

Para elaborar um cronograma, determine primeiro a duração da sua SIPAT e as atividades a serem desenvolvidas. O dia de abertura é importante para informar esse cronograma e conscientizar sobre a importância do evento.

Em seguida, defina as atividades: sorteios, dinâmicas, gincanas, premiações, distribuição de brindes, apresentações artísticas (música, teatro), vídeos, sessões de ginástica laboral, concursos, palestras ou outras atividades de acordo com o perfil da sua empresa.

Vale a pena investir na dinâmica do evento para que a SIPAT seja uma semana de engajamento e descontração. Para as pessoas que já vêm trabalhando sob pressão, muitas vezes com algum desgaste físico e emocional, possam descontrair e absorve as informações através de uma estratégia definida para impactá-las.

O humor é uma opção para passar valiosas lições. O humor representa um diferencial, pois atua de forma pedagógica, ajudando os funcionários a compreenderem melhor os temas abordados, sem tornar a conscientização algo cansativo e desinteressante.

Uma outra opção é a criação de um personagem central ou símbolo para a SIPAT. Ele pode participar de todas as atividades, conduzindo o enredo: um médico, uma enfermeira ou até um personagem mais lúdico.

Assim como na abertura, o encerramento do evento é um ponto-chave. É importante que os presidentes, diretores ou lideranças diretas estejam presentes em ambos.

5. Divulgue a SIPAT:

O sucesso de uma SIPAT está ligado a uma boa divulgação. Afinal, do que vale programar uma série de atividades se a programação não chegar até os colaboradores, não é mesmo? Por isso, essa divulgação precisa ser abrangente e eficiente. Utilize o máximo de meios que tiver disponível em sua empresa: faixas, cartazes, murais, e-mails, intranet, entre outros.

É interessante usar imagens atraentes, pois o apelo visual funciona muito bem para atrair simpatizantes.

6. Definição de um local adequado:

É importante que a SIPAT aconteça em um local adequado dentro da empresa. Se for necessário, podem ser escolhidos até mais de um. O local precisa ser confortável, mas principalmente adequado à atividade que será desenvolvida. Também deve ser suficiente para comportar todos os participantes.

Os auditórios e as salas de reunião são indicados para as atividades mais informativas. Mas até o pátio da empresa pode ser uma interessante opção, dependendo do escopo que será trabalhado.

Como se trata de uma série de atividades, a alternância entre os espaços pode ser interessante para quebrar a rotina e engajar ainda mais os colaboradores.

7. Defina também uma verba para o evento:

A organização e execução de uma SIPAT possui um custo e  é necessário dinheiro. Mas é possível desenvolver soluções efetivas à empresa para diferentes orçamentos. Por isso, faça um orçamento equilibrado e mostre em que serão aplicados os recursos.

Monte uma pequena apresentação mostrando o custo benefício do evento e apresente aos responsáveis ilustrando a importância da SIPAT e os impactos positivos que esse investimento pode trazer para o dia a dia laboral. Não deixe de ressaltar como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode efetivamente contribuir para a redução de acidentes e de doenças no local de trabalho.

Organizar uma SIPAT exige responsabilidade e certos cuidados. Mas certamente é um evento estratégico para a empresa e pode ser uma experiência muito positiva para os trabalhadores!



Autor: Vinicius Miranda Ribas.