Reunião técnica discute nanotecnologia para o segmento da engenharia

Foi realizada na quinta, 25, na sede da Fundacentro em São Paulo, reunião técnica entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e a Fundacentro, para discutirem formas de sensibilizar os engenheiros para o tema nanotecnologia.

A nanotecnologia, capaz de gerar mudanças radicais no mundo do trabalho está presente em diversos segmentos profissionais. Contudo, o tema ainda gera preocupação aos pesquisadores pelo desconhecimento dos seus impactos, especialmente no que se refere à segurança e saúde dos trabalhadores.

De acordo com a pesquisadora e coordenadora do projeto Nanotecnologia, Arline Arcuri, a ação conjunta entre a Fundacentro e o Crea-SP terá como objetivo ampliar a conscientização sobre o tema, já que a nanotecnologia é um tema transversal. “Queremos ampliar nosso trabalho e contar com uma nova categoria dos engenheiros, mostrando que o uso das tecnologias é para o bem da sociedade”, disse a coordenadora.

Uma das formas de sensibilizar os engenheiros seria a capacitação desses profissionais, tendo a Agronomia como o primeiro segmento. Segundo Jorge Pontes, servidor da Fundacentro, que integra o projeto Nanotecnologia, é nesse segmento que se encontram profissionais mais diretamente expostos aos agrotóxicos.

Além da capacitação aos profissionais, Arline ressaltou que a ação conjunta com o Crea-SP poderia auxiliar a Fundacentro na elaboração de uma matriz de exposição ocupacional, de modo a monitorar os profissionais expostos à nanotecnologia.

Outra proposta discutida durante a reunião seria a criação de uma disciplina em SST, cujo tema estaria voltado para os conceitos, processos e aplicações, impacto da nanotecnologia e gestão de risco de nanomateriais.

De acordo com o Superintendente de Colegiados do Crea-SP, Gumercindo Ferreira da Silva, já há alguns grupos de trabalho que discutem o uso dos agrotóxicos, e uma das formas para sensibilizar os engenheiros da área da agronomia, seria integrar alguns grupos de associados como agentes multiplicadores de informações. “Teremos módulos de pós-graduação na modalidade EAD e uma disciplina de SST poderia fazer parte desse projeto”, destacou o superintendente.

As equipes da Fundacentro e Crea-SP farão um plano de trabalho, a ser divulgado no site oficial da Fundacentro.

Participaram da reunião, Tiago Maestro, da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente da FitMetal Brasil; Eduardo Martinho Rodrigues, engenheiro de Segurança do Trabalho e Salmen Saleme Gidrão, engenheiro Civil.

A Fundacentro, por meio do projeto Nanotecnologia vem realizando seminários, eventos, cursos, desenvolvimento de estudos, pesquisas, produção de material didático, como foi o caso das histórias em quadrinhos (HQ´s) que já vai para a 6ª. edição.

 

Fonte: fundacentro.gov.br