Hepatite pode ser silenciosa e se tornar doença grave: 11 sintomas são ignorados

A hepatite é uma inflamação do fígado, órgão vital que processa nutrientes e exerce uma função desintoxicante para o organismo, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo possuem hepatite B ou C e muitas delas não sabem, já que a doença é considerada silenciosa, ou seja, nem sempre apresenta sintomas.

A demora no diagnóstico aumenta o risco de a infecção evoluir lentamente para insuficiência hepática crônica, câncer e até a morte. Existem cinco tipos de hepatites, mas as mais comuns são as do tipo A, B e C.

 

Sintomas de hepatites

O Ministério da Saúde informa que, em muitos casos, a hepatite não resulta em nenhum sintoma. Portanto, ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina são de extrema importância para detectar a doença. Apesar disso, os sinais, quando estão presentes, podem incluir:

Cansaço
Febre
Mal-estar
Tontura
Enjoo
Vômitos
Dor abdominal
Pele e olhos amarelados
Urina escura
Fezes claras
Falta de apetite

 

Hepatites: diagnóstico e prevenção

O diagnóstico precoce pode evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado e pode ser feito por testes rápidos que dão o resultado em uma hora.

A vacina é uma forma mais eficaz de prevenção contra as hepatites do tipo A e B e ambas são gratuitamente disponibilizadas pelo SUS (sistema Único de Saúde). Não existem vacinas para os demais tipos de hepatites. É possível ainda se prevenir com cuidados básico simples, como:

Evitar compartilhar itens pessoais, como lâminas de barbear ou escovas de dente
Não fazer tatuagens ou piercings com instrumentos que não sejam descartáveis
Usar camisinha em todas as relações sexuais (oral, vaginal e anal)
Lavar sempre as mãos depois de ir ao banheiro e antes de preparar comida

 

Tratamento da hepatite

O tratamento da hepatite A se baseia simplesmente em dieta e repouso, já que o paciente apresenta melhora em poucas semanas. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando assim sua evolução para cirrose e câncer. Em mais de 90% dos casos, a hepatite C tem cura quando o tratamento é seguido corretamente.

Fonte: Msn.com